abril 25

Boadicea: a rainha guerreira

0
0

Também chamada de Boudica, Boudicca, Boadicea, Buduica e Bonduca, a rainha celta Boadicea (? – 61 d.C.) era casada com o rei dos icenos, Prasutagus, aliado do Império Romano. Com a morte do rei (60 d.C.) que havia governado sob a jurisdição de Nero a região hoje conhecida como Norfolk e Sussex (Inglaterra), a rainha passou a liderar seu povo; no entanto, os romanos ignoraram o testamento de Prasutagus que visava proteger sua família ao dividir suas terras igualmente entre Boadicea, as duas filhas do casal e Roma; Nero anexou todas as terras apropriando-se delas; os icenos resistiram e então soldados romanos invadiram o território iceni, torturaram e açoitaram Boadicea e estupraram suas filhas.

Estátua de Boadicea e suas filhas
Estátua de Boadicea e suas filhas

Humilhada e revoltada, Boadicea encorajou seu povo e tribos vizinhas cansadas do domínio romano, arrebanhando 100 mil bretões e os pondo em marcha rumo à capital da Britânia, Camulodunum (atualmente Colchester). O exército de Boadicea atacou a cidade que também estava ocupada por soldados romanos e a destruiu quase por completo. Nos meses seguintes três colônias romanas foram destruídas resultando em aproximadamente 78 mil mortos.

Segundo o historiador Dião Cássio: “Boadiceia era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multicolorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que lhe deitassem os olhos”.

boadicea5

Os romanos reuniram um exército de 10 mil homens bem treinados e armados; e embora a rainha celta comandasse 30 mil guerreiros, sua inexperiência e de seus companheiros nas batalhas fizeram com que suas fileiras sofressem baixas nos números, o que enfraqueceu as forças do exército e Boadicea amargou a derrota aos britânicos. Sobre a morte da rainha não se sabe ao certo; segundo o historiador romano Tácito, Boadicea suicidou-se por envenenamento após a derrota, outros dizem que ela ficou doente e veio a falecer tendo sido sepultada luxuosamente.

Embora vencedores do embate final, Nero abandonou de vez a Grã-Bretanha. Durante toda a Idade Média as batalhas entre os icenos e os romanos foram praticamente esquecidas, até que no Período Vitoriano a rainha Vitória foi comparada por sua semelhança com Boadicea em termos de poder e grandeza. Uma estátua de bronze representando Boadicea e suas filhas a bordo de uma biga foi feita por Thomas Thornycroft a pedido do príncipe Albert. A estátua foi colocada ao lado da ponte de Westminster de frente para as Casas do Parlamento. Ao pé da obra lê-se: “Regiões que César nunca conheceu. Teus descendentes irão temer”.

Estátua de Boadicea em Londres
Estátua de Boadicea em Londres

Núrya Ramos

 

Fontes:

http://www.ahistoria.com.br/biografia-boadicea-boudicca/

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/boadicea-monarca-celta-desafiou-poder-romano-destruiu-londres-729482.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boadiceia

http://www.infoescola.com/biografias/boadicea/

-72


Tags:, , ,
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 25/04/2015 by Núrya Ramos in category "Grandes Mulheres da História

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta