abril 13

O Segredo do Anel

0
0

Teoria da conspiração; Jesus casado com Maria Madalena e pai de seus filhos; um enredo diferente da milenar história contada pela bíblia e disseminada pela Igreja Católica e outros ramos do Cristianismo; uma mocinha em busca de uma verdade que, caso trazida à tona, pode mudar os rumos da história mundial; um segredo guardado há milênios. Você já leu isso em algum lugar? Provavelmente sim. Mas não estou falando de O Código da Vinci ou outra obra do gênero, e sim do romance de Kathleen McGowan intitulado O Segredo do Anel, lançado em 2006 no Brasil pela Editora Rocco.

Trazendo como subtítulo ‘O legado de Maria Madalena’, a obra trata da empreitada da heroína Maureen Paschal em busca da verdade não contada sobre a história de Jesus Cristo. Tudo inicia-se quando Maureen refazendo o percurso da Via Crucis em razão de uma pesquisa para seu novo livro, depara-se com um mercador que presenteia-lhe com uma joia antiga – um anel um tanto quanto curioso cujo símbolo Maureen desconhece. Após o lançamento, o anel que aparece na mão da personagem na capa do livro é reconhecido por um nobre francês misterioso e sedutor chamado Berenger Sinclair.

Acreditando estar em face da Escolhida tão esperada pelos filhos da linhagem – os descendentes de Jesus e Madalena – Sinclair lança-se ao encontro de Maureen com uma proposta tentadora: uma estadia em seu castelo onde lhe revelaria o segredo em torno da morte misteriosa do pai de Maureen, prometendo contar-lhe a história que poucos conhecem em torno do passado da humanidade. Tentada a desvendar estes segredos a heroína vai ao encontro do nobre acompanhada de seu primo e mentor, o padre Peter Healy.

Inúmeros acontecimentos engolfam os personagens numa trama de segredos e conspirações onde nenhum deles é o que parece ou diz ser. Sociedades secretas também fazem parte deste enredo que muitos questionamentos suscita no leitor e que se dedica a refazer a reputação de mulheres que foram difamadas ao longo dos séculos. Embora intitule-se ficção, o romance parte da famosa conspiração em torno da vida humana de Jesus; o papel de Madalena, Salomé, Pilatos, Judas, João Batista e Maria – muitos deles apresentados pela autora como injustiçados pela história contada há milênios.

No emaranhado desta teia encontram-se obras famosas de grandes pintores interpretadas à luz da verdadeira história que estaria encoberta longe dos olhos de todos nós. O Segredo do Anel segue uma linha vendável pelo encantamento que exerce em seus leitores quando se trata de falar do que está escondido sob a poeira do tempo e do que poderia ser nosso presente e nosso futuro se a história contada obedecesse à realidade e não a manipulação do que foi escrito.

Núrya Ramos

-115


Tags:, ,
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 13/04/2015 by Núrya Ramos in category "Sugestões literárias

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta