outubro 14

Pesquisadores identificam restos mortais de Filipe II da Macedônia

0
0

“Uma equipe de pesquisadores gregos confirmou que restos mortais encontrados em uma tumba na cidade de Vergina, no norte de Grécia, são de Filipe II, rei da Macedônia” (Veja). Filho de Amintas III, Filipe começou a governar a Macedônia em uma época em que o país estava dominado pelos ilírios, e libertou o reino através da luta armada e por sua habilidade como comandante militar; mas foi mostrando-se moderado em relação aos derrotados que ele se tornou o homem mais poderoso da Europa. O reinado de Filipe II (382 a.C. — 336 a.C.), pai de Alexandre, o Grande, durou de 359 a 336 a.C.

A equipe de arqueólogos liderada por Theodore Antikas constatou patologias e traumas em “cerca de 350 ossos descobertos em uma câmara de dois ambientes” que “foram examinados para comprovar a identidade” (Idem) do corpo. Para isso, foram usadas “ténicas de tomografia, microscopia eletrônica de varredura e fluorescência de raios-x” (Veja) a fim de comprovar a tese de que o corpo do rei, pai do lendário Alexandre, finalmente havia sido encontrado.

Theodore Antikas/Reprodução
Theodore Antikas/Reprodução

Debates sobre a identidade a quem pertencem os restos mortais iniciaram desde que a tumba foi descoberta pelo arqueólogo grego Manolis Andronikos, em 1977. Na época, três túmulos semelhantes foram escavados; no entanto, o túmulo onde se encontravam os restos do rei permaneceu em perfeito estado de conservação desde sua descoberta, quando ficou conhecido como Tumba II.

Filipe II foi assassinado com uma punhalada por Pausânias de Oréstide – um de seus guarda-costas. Segundo o filósofo grego Aristóteles, “Pausânias atacou Filipe porque este não fez nada ao saber que Pausânias havia sido violentado pelos homens de Átalo” (Wikipedia) – também guarda-costas do rei. Apesar do motivo pessoal, não se exclui uma conspiração contra Filipe.

Núrya Ramos

 

Fontes:

Filipe II da Macedônia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_II_da_Maced%C3%B3nia

Pesquisadores encontram restos de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/pesquisadores-encontram-restos-de-filipe-ii-pai-de-alexandre-o-grande.

-54


Tags:, ,
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 14/10/2014 by Núrya Ramos in category "Arqueologia

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta