setembro 20

Paris é uma Festa

0
0

“Se você teve a sorte de viver em Paris, quando jovem, sua presença continuará a acompanhá-lo pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa móvel.” Esta frase é de Ernest Hemingway (1899-1961); escrita em 1950 retrata o amor deste gênio literário por Paris – a cidade luz.

Baseado nas memórias do autor sobre sua vivência na capital francesa (1921 a 1926), Paris é uma Festa carrega um pequeno mistério deixado pelo próprio Hemingway ao por a cargo do leitor a definição da obra como ficção, se assim desejar. Iniciado no outono de 1957 e finalizado na primavera de 1960, em Cuba, o livro só foi lançado três anos após a morte de Ernest, em 1964.

paris é uma festa

Referindo-se aos tumultuados e felizes anos 20, a obra traz fotografias em preto e branco onde é possível ver o autor e outras personagens da época, bem como um boulevard – o Café du Dôme, ponto de encontro da burguesia parisiense. Com pitadas de amor, ironia, humor e saudosismo, Paris é uma Festa retrata a cidade que encantou o autor e apresenta seus amigos e desafetos.

Revelando mais do homem que do escritor, a obra tem grande valor literário no cenário mundial ao reviver a Paris dos primeiros tempos de Hemingway, quando o escritor – em suas próprias palavras – era muito pobre e muito feliz.

Núrya Ramos

Fontes:

HEMINGWAY, Ernest. Paris é uma Festa. Círculo do Livro, São Paulo.

http://www.folhetimonline.com.br/2012/07/12/resenha-paris-e-uma-festa-ernest-hemingway/

-77


Tags:
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 20/09/2014 by Núrya Ramos in category "Sugestões literárias

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta