agosto 8

Antigo Laboratório Astronômico é descoberto no Peru

0
0

Arqueólogos peruanos descobriram o laboratório astronômico mais antigo da América de que já se tem notícia até então. Localizado na região de Lambayeque no norte do Peru, estima-se que o laboratório tenha cerca de 4.000 anos. A descoberta aconteceu no prédio do complexo arqueológico de Licurnique, onde especialistas encontraram um petróglifo (representação de imagens geometrizadas e símbolos, geralmente associados, que registram fatos e mitos, comumente gravado em rochas de paredes internas e externas de cavernas, produzido por populações neolíticas ou calcolíticas) que idealizam ter sido na época um altar lítico, formado por uma rocha de grandes dimensões.

Lab Astronomico Peru 2

Sobre a superfície plana da rocha foram esculpidas várias observações astronômicas, utilizadas pelos antigos habitantes do local para monitorar as estrelas, o que permitia àquele povo prever a chegada das chuvas e organizar os períodos de plantio, colheita e consumo. Logo, uma das finalidades já conhecidas do laboratório é a agricultura. Além disso, os arqueólogos envolvidos nesta descoberta afirmam que o laboratório foi construído às margens de um rio que já não existe mais, embora seus vestígios sejam claramente visíveis.

Lab Astronomico Peru

As escavações no local continuarão a fim de que a equipe de profissionais possa encontrar mais evidências a respeito da época correta da construção, bem como demais objetivos que possam tê-la motivado.

Núrya Ramos

 

Fontes:

http://arquivosdoinsolito.blogspot.com.br/2014/08/laboratorio-astronomico-de-mais-de-4.html

http://astropt.org/blog/2014/08/04/foi-descoberto-um-antigo-laboratorio-astronomico-no-peru/?utm_source=astroPT+-+Novo+Post%21&utm_medium=email&utm_campaign=fa539636d4-Emails+enviados&utm_term=0_0804f6d887-fa539636d4-82389005

 

-67


Tags:, , ,
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 08/08/2014 by Núrya Ramos in category "Arqueologia

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta