agosto 1

Uma prova do céu

0
0

Em novembro de 2008, o Dr. Eben Alexander III foi surpreendido por uma doença rara – uma meningite causada pela bactéria Escherichia coli que o fez ficar em coma por sete dias. Durante este período, o neurocirurgião enfrentou uma verdadeira batalha contra a morte; enquanto seus colegas de profissão buscavam tratamentos que pudessem salvar sua vida o tempo passava e a possibilidade de morte crescia rapidamente. Este episódio tornou-se um divisor de águas na vida do Dr. Alexander que afirma ter vivido uma EQM (experiência de quase morte), onde teria visitado o céu e tido contato com seres espirituais.

Em 2012, após recolher com a família relatos de seu período em coma e associar sua experiência à de outras pessoas através do estudo de várias obras referentes ao assunto, o Dr. Eben Alexander III lançou seu livro Uma prova do céu: a jornada de um neurocirurgião à vida após a morte, onde narra detalhadamente os acontecimentos que afirma ter vivenciado quatro anos antes. Lançado em 2013 no Brasil pela Editora Sextante, a obra trata-se de um best seller tendo figurado em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times por 35 semanas.

Pensar que este mundo físico é tudo o que importa é como se trancar em um pequeno quarto e imaginar que não há nada fora dele. (Alexander III, Uma prova do céu, p. 152)

As experiências de quase morte – também conhecidas pela sigla EQM – referem-se a um conjunto de visões e sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente ou quase morte, sendo as mais divulgadas a projeção da consciência (também chamada de “projeção astral”, “experiência fora do corpo”, “desdobramento espiritual”, “emancipação da alma”, etc.). Apesar dos vários estudos e do interesse em torno das EQM, ainda não há prova nem um consenso científico a respeito deste tipo de fenômeno.

Em seu livro, o Dr. Alexander faz um relato emocionado de sua experiência, tentando conciliar ciência e espiritualidade. Criticado e questionado por uns e aclamado por outros como um relato verídico, Uma prova do céu traz reflexões acerca da vida após a morte, levando a questionamentos há séculos debatidos: Existe um outro mundo além do físico? É possível encontrar entes queridos já falecidos? O que nos espera após a morte?

Além disso, a obra traz novamente o impasse entre ciência e espiritualidade no que diz respeito a experiências extracorpóreas. Deixo ao amigo leitor a indicação desta obra como fonte de reflexão e aquisição de conhecimento sobre o assunto.

 

Núrya Ramos

 

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Eben_Alexander_(author)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_quase-morte

-76


Tags:, ,
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 01/08/2014 by Núrya Ramos in category "Sugestões literárias

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta