julho 19

Crepúsculo literário

0
0

“A alma é uma borboleta…
há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metamorfose…”

Rubem Alves

 

Na semana em que perdemos dois grandes nomes da literatura brasileira, um sentimento invade todos aqueles que são amantes desta arte: a orfandade. Não como órfãos de pai ou mãe, mas órfãos de um mestre, um orientador; órfãos de alguém que nos presenteou com viagens em suas histórias, que deu aos leitores novos amigos – seus personagens. Infelizmente esta semana nossa literatura ficou de luto.

João Ubaldo Ribeiro
João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro despediu-se de nós (aos 73 anos) em 18 de julho no Rio de Janeiro. Escritor, jornalista, roteirista e professor, João Ubaldo era também membro da Academia Brasileira de Letras onde ocupava a cadeira de número 34 desde 1993. O escritor baiano nos brindou com várias obras, entre elas: O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos e o roteiro do filme Deus é Brasileiro (baseado no conto O Santo que não acreditava em Deus).

Rubem Alves
Rubem Alves

Rubem Alves nos deixou (aos 80 anos) na manhã deste sábado – 19 de julho. Escritor, educador, teólogo e psicanalista, Rubem Alves traz ao leitor uma literatura que explora a essência do homem e a alma do ser; pregava que ensinar é um ato de alegria, devendo ser exercido com paixão e arte. O escritor deixa várias contribuições à literatura nacional, entre elas estão: Da Esperança, A Alegria de Ensinar, A pipa e a flor, entre outros.

Descrever com exatidão a lacuna deixada por estes dois homens que tanto contribuíram para o enriquecimento da literatura no Brasil é impossível. Só é possível dizer que, ao mesmo tempo em que nos sentimos órfãos, também nos sentimos preenchidos pela imensa alegria de termos sido agraciados com a vida e legado destes mestres; que tê-los entre os nomes brasileiros que povoam o cenário artístico mundial é motivo de grande orgulho. Que as gerações futuras possam conhecer estes homens que escreveram seus nomes na história e que agora brilham entre as grandes estrelas.

Núrya Ramos

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubem_Alves

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Ubaldo_Ribeiro

-62



Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 19/07/2014 by Núrya Ramos in category "Literatura

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta