junho 17

A Bíblia do Diabo

0
0

Popularmente conhecido como a Bíblia do Diabo, O Codex Gigas foi criado no início do século XIII, presumivelmente no mosteiro beneditino de Podlažice na Boémia (atual República Checa). O Codex tem capas de madeira, revestidas de couro e ornamentadas com motivos metálicos. Com 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura, é o maior manuscrito medieval conhecido. Inclui toda a versão Vulgata Latina da Bíblia – exceto para os livros de Atos e Apocalipse, provenientes de uma versão pré-Vulgata. Estão também incluídos a enciclopédia “Etymologiae” de Isidoro de Sevilha, “Antiguidades Judaicas” e “Guerras dos Judeus” de Flávio Josefo, “Chronica Boemorum” (Crónica dos Boémios) e vários tratados sobre medicina. Pequenos textos completam o manuscrito: alfabetos, orações, exorcismos, um calendário com as datas de celebração de santos locais e registro de acontecimentos relevantes, e uma lista de nomes, possivelmente de benfeitores e de monges do mosteiro de Podlažice. Todo o documento está escrito em latim.

Codex Gigas
Codex Gigas

Cercado de lendas e mistérios, o Codex – atualmente preservado na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo – tem atravessado os séculos suscitando questionamentos. Teria sido o gigantesco livro escrito por um único homem? Teria um monge escriba feito um pacto com o Diabo? Quanto tempo para que a obra ficasse pronta? Em 2010, a National Geographic apresentou o documentário The Satanic Bible (vídeo disponível abaixo) onde estudiosos tentam dar respostas a, pelo menos, algumas dessas perguntas. Independentemente do que seja – uma obra feita para adorar ao Diabo ou para mostrar a vitória de Deus sobre o mal – o fato é que o Codex é um artefato valiosíssimo, testemunha ocular de acontecimentos históricos; uma obra que suscita a imaginação humana, confundindo os limites entre a realidade e o sobrenatural.

Núrya Ramos

Referências

Google Imagens

http://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Gigas

National Geographic

-124


Tags:, ,
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 17/06/2014 by Núrya Ramos in category "História

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

Deixe uma resposta