abril 22

Juntos pela Terra

0
0

Olá, pessoal. Hoje é Dia Mundial da Terra; e o Oráculo não poderia deixar passar essa data tão importante, até porque este blog está completando um mês de vida hoje! Estamos comemorando nosso primeiro aniversário juntamente com a mãe Terra. Que honra! Mas vamos lá: o que é o Dia Mundial da Terra?

“A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. Todos os anos, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra” (Calendar).

Mas aí fica a pergunta: precisamos mesmo de um dia comemorativo pra lembrar que temos um compromisso com o planeta? Na verdade não deveríamos necessitar disso; mas, infelizmente, vivemos numa sociedade em que precisa haver um dia comemorativo pras coisas pra que se repare nelas; precisamos do Dia da Consciência Negra pra militar pelo combate ao racismo; do Dia da Árvore pra lembrar da preservação ambiental e por aí vai. É lastimável? Sim; é.

O fato é que a Mãe Terra necessita, sim, de nós. Não só hoje (22 de abril), mas em todos os dias do ano. Precisamos ter compromisso com este planeta que é nossa casa. Você pode não conseguir barrar o desmatamento da Amazônia, por exemplo; mas pode colaborar pra reflorestar sua cidade, seu bairro, sua rua, seu quintal. São inúmeras as ações que podemos e devemos empreender em prol do planeta, da preservação das espécies, do cuidado com a vida. Abaixo temos algumas ações que você, cidadão que pensa no futuro, pode fazer pelo bem da Terra:

dia-mundial-da-terra

  • Plante uma árvore (ou mais, se você puder);
  • Não jogue lixo no meio ambiente ou nas águas (lixeiros servem para isso!);
  • Colabore com a coleta seletiva de lixo;
  • Ajude no combate à poluição de rios, riachos, lagos, mananciais, mares e oceanos;
  • Não desperdice água (feche a torneira enquanto você escova os dentes);
  • Conserte vazamentos de torneiras e canos em sua casa (parecem apenas pingos, mas acredite, com o passar do tempo são litros de água potável desperdiçados);
  • Avise a companhia de águas de sua cidade sobre canos quebrados nas ruas;
  • Desligue as luzes de cômodos onde não houver nenhum tipo de atividade no momento;
  • Descarte pilhas e baterias em coletores próprios para isso;
  • Vá de bicicleta ao trabalho ou escola, sempre que possível (caso não possa, ofereça carona de carro a um amigo; será um carro a menos nas ruas naquele momento);
  • Fiscalize o poder público de sua cidade e se informe sobre o que está sendo feito pela preservação ambiental e redução dos consumos de água e energia elétrica;
  • Colabore em ações pelo combate ao desmatamento e extinção de animais (denuncie crimes ambientais às autoridades competentes);
  • Não lave sua calçada (se quiser lavar reaproveite a água que você usou pra lavar a roupa, por exemplo; já ajuda muito);
  • Procure maneiras de reutilizar objetos em outras funções (você pode economizar dinheiro com isso também);
  • Observe se há o ‘Selo Verde’ em móveis construídos com madeira;
  • Dê preferência a objetos feitos com material reciclado na hora das compras;
  • Ajude a levar a mensagem de cuidado com a Terra por onde você for (se cada um militar em favor desta causa teremos uma qualidade de vida melhor e alcançaremos o desenvolvimento sustentável).

Todo dia é dia de cuidar do planeta; dia de melhorar nossas ações. Todo dia é dia de exercer cidadania.

Núrya Ramos

Referências

Google Imagens

http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-terra/

-65


Tags:, , ,
Copyright © 2014. All rights reserved.

Posted 22/04/2014 by Núrya Ramos in category "Ponto de Vista

About the Author

Núrya Ramos é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Políticas Públicas e Intervenção Social e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Atuou como tutora presencial na Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012-2015) e como professora universitária no CEFELMA – Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense (2012-2014). Apaixonada por literatura, música, cinema, culinária, mitologia, séries, futebol, fotografia, artes em geral e animais, também é poetisa amadora e flamenguista de carteirinha. Sonha em ser arqueóloga e percorrer o mundo desvendando os mistérios da nossa história.

2 COMMENTS :

  1. By Jonatas on

    0

    0

    Ótimo artigo.

    Parabéns à Terra por seu dia, parabéns ao Oráculo de Cassandra por seu primeiro mês, com o ótimo desempenho do obter quase que a média de um curtidor diário – é um ótimo começo, para se tornar cada vez mais uma referência.

    Sobre o artigo, acrescento também a importância da conscientização ecológica por parte das escolas aos alunos desde as séries iniciais, pois esses são os cidadãos que vão construir o futuro.

    1. By Núrya Ramos (Post author) on

      0

      0

      Muito obrigada pelas congratulações e colaborações com este espaço. Bem lembrado quanto à educação ambiental de crianças desde os primeiros anos na escola; é preciso que este tipo de temática faça parte do currículo escolar de cada estudante.

Deixe uma resposta